Menu Principal

Notícias

08/10/2018

Outubro Rosa

 

A campanha Outubro Rosa existe para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. O Regional está nesta luta e vamos ajudar você com algumas informações e dicas importantes.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulhes no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Trata-se de uma doença resultante da multiplicação de células anormais, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, alguns se desenvolvem rapidamente, outros não. 

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. Conheça seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. 

É importante observá-las, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano. Sem necessidade de técnica específica, a descoberta casual de pequenas alterações mamárias é um passo importante. 

Além da atenção ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. 

Não existe causa específica para o câncer de mama. Porém, fatores estão relacionados ao câncer, como a idade, obesidade e sobrepeso, menopausa, sedentarismo e consumo de bebida alcoólica. Fatores genéticos implicam da mesma forma e podem ser identificados, por exemplo, caso haja um grande número de casos de câncer de mama dentro da família. 

Atenção aos sinais

1. Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;

2. Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

3. Alterações no bico do peito (mamilo);

4. Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;

5. Saída espontânea de líquido dos mamilos.

 Em caso de alterações persistentes, converse com o seu médico. Apenas um profissional especializado pode identificar com os procedimentos e exames essenciais para cuidar da sua saúde. 

Estima-se que 30% dos casos de câncer de mama possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis como: amamentar, praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas. 

 

 

Compartilhe: Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google +
Voltar
guia rapido
Acesso rápido
guia rapido
Acesso rápido