Menu Principal

Notícias

26/07/2017

Dicas para o Inverno

A cada estação do ano, temos que nos adaptar as condições do clima. Agora no inverno, com as baixas temperaturas e o tempo seco, ficamos mais vulneráveis a doenças como gripes, resfriados, amidalites e dores de ouvido, e também o agravamento de doenças crônicas tipo asma, rinite, pneumonia, bronquite e sinusite. Por isso, a atenção com a saúde nesse período deve ser redobrada.Confira algumas recomendações, do portal Saúde Medicina, para reduzir os riscos de ficar doente no inverno.

  • Cuide da roupa de cama e mantenha a casa arejada


É essencial cuidar da roupa de cama, especialmente durante o inverno. Geralmente, os cobertores ficam guardados o ano inteiro, acumulando ácaros e outros microrganismos. Deixar a roupa de cama no sol antes de usá-la é muito importante, assim como passar sempre com um ferro depois de lavar. Troque a roupa de cama ao menos 1 vez por semana e não deixe de arrumar a cama ao levantar, de forma a dificultar a proliferação de ácaros.

  • Beba água e faça uso de soro fisiológico


Beber bastante água, seja durante o inverno ou durante o verão é fundamental. Durante o inverno a pele tende a ficar ressecada, nestas horas, a ingestão de água ajuda bastante. Além disto, a água é importante para o controle da circulação sanguínea e para a respiração, assim como para os músculos e o bom funcionamento das células. O soro fisiológico pode ser utilizado mais ou menos com a mesma finalidade, ele quando aplicado nas narinas hidrata e umidifica, evitando irritações e facilitando a respiração.

  • Limpeza da casa


Manter a casa limpa também é fundamental para evitar a proliferação de microrganismos. Retirar o pó de móveis e limpar o chão com um pano úmido todos os dias é essencial, evitando assim, o levantamento de poeira pela casa.

  • Não fume e tome vacinas


O hábito de fumar só traz prejuízos à saúde, especialmente durante o inverno, quando as doenças respiratórias tendem a se intensificar. A fumaça pode piorar uma rinite, bronquite, sinusite ou asma, por isso, não se deve fumar nestas condições. Ficar longe de pessoas que fumam é também fundamental, visto que a fumaça atinge também aqueles que não fumam.Por fim, é essencial tomar todas as devidas vacinas antes da chegada do inverno, principalmente idosos e pessoas com o sistema imunológico debilitado. A vacina contra gripe, por exemplo, dá imunidade por volta de um ano, já a vacina contra a pneumonia pode dar proteção por até mesmo mais de 5 anos.Com essas dicas a sua saúde é garantida e sua vida continua na rotina sem ser atrapalhada.

 


 


 


 


 


 


 


Compartilhe: Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google +
Voltar
guia rapido
Acesso rápido
guia rapido
Acesso rápido