Menu Principal

Notícias

13/02/2017

Saúde dos Homens

 


Leia aqui um pouco sobre as doenças mais comuns nos homens e suas prevenções. 


HIPERTENSÃO E DOENÇAS DE CORAÇÃO 


A hipertensão ou pressão alta, ocorre quando a pressão exercida nas paredes das artérias é igual ou superior a 140/90 mm. 


Ela aparece em grande número entre os homens e na maioria dos casos não apresenta sintomas, mas quando apresenta os sintomas são: tonturas, forte dor de cabeça, dor no peito e dificuldade em respirar. 


Sem os tratamentos necessários ocorrem agravamentos, dentre eles: AVC, infarto agudo do miocárdio, doença renal crônica e atrofia do músculo do coração (que causa arritmia cardíaca). 


Segundo o Portal Brasil, os problemas cardiovasculares são responsáveis por quase 30% de todas as mortes dos homens no país; o infarto e acidente vascular cerebral (AVC) são as doenças que mais os levaram a óbito. 


PREVENÇÃO 


Para controlar a hipertensão e manter o coração saudável é importante: ter uma dieta equilibrada, exercícios físicos regulares, evitar e controlar o estresse, evitar o uso de bebidas alcoólicas e de cigarro e não interromper o tratamento com remédios sem a orientação do médico de confiança. 


 DIABETES 


Diabetes é uma doença crônica, causada pela falta absoluta ou relativa de insulina no organismo. Acontece quando a glicemia (em jejum) está em: de 70 a 100 mg/dL ou em até 140 mg/dL (depois das refeições). É uma hereditária e não contagiosa. 


Alguns sintomas são: sede e fome intensas, urinar muitas vezes, perda de peso, cicatrização difícil, impotência sexual, cansaço e desânimo. 


O diabetes pode ser controlado se: cumprir à risca as orientações recebidas pelo médico, ficar atento para manifestações diferentes do normal e manter a glicemia e colesterol controlados.  


PREVENÇÃO 


Para sua prevenção deve-se ter hábitos alimentares saudáveis, controlar o peso, fazer atividades físicas e realizar exames periódicos.  


 PRÓSTATA 


 A próstata é uma glândula que produz um fluido que faz parte do sémen, o qual protege o esperma. A glândula também desempenha outro papel em termos de controle de urina.  


Um em cada quatro brasileiros a partir dos 50 anos vai enfrentar problemas na próstata e a doença mais preocupante e comum na glândula é o câncer. 


 Os sintomas do câncer de próstata podem ser diferentes para cada homem, mas alguns são bastante comuns, como urinar frequente e com dificuldades. Existe casos em que um homem não pode urinar ou pode ter sangue na urina ou também rigidez ou dor no reto, coxas ou quadris. 


PREVENÇÃO 


Siga uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e com menos gordura; fazer 30 minutos, no mínimo, de atividade física por dia, manter o peso adequado, diminuir o consumo de álcool e não fumar. 


MALEFÍCIOS DO ÁLCOOL E TABAGISMO 


 O álcool e o cigarro são duas drogas socialmente aceitas e que causam diversos males à saúde. O seu consumo em excesso, além de causar muitos acidentes de trânsito pelo uso e irresponsabilidade ao dirigir, pode provocar uma dependência (com o consumo a longo prazo) conhecida como alcoolismo, além de cirrose hepática, gastrite e pancreatite aguda. 


 Já o cigarro, pode causar mais de 56 doenças que além de deixar sequelas, pode levar o homem á morte. O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável no mundo, além de causar: aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual, além de ser um dos maiores causadores do câncer. 


UMA BOA HIGIENE TAMBÉM É IMPORTANTE 


 A higiene nunca é um exagero, não basta tomar banho todos os dias para estar livre de qualquer problema . A falta de higiene íntima pode acarretar inflamações e irritações no pênis, que vão desde uma coceira até infecções graves por fungos. Veja algumas dicas: 


Durante o banho deve-se puxar o prepúcio (pele que recobre a cabeça do pênis) até o aparecimento total da glande e passar água com espuma de sabonete sobre a superfície da pele. Após a limpeza, higienize toda a região genital e anal; 


Enxugar o pênis após urinar com papel higiênico, evitando restos de urina na região;   


Após o banho é recomendado que o pênis seja seco por completo para que não fique úmido evitando bactérias e fungos. 


 


Para uma longevidade maior e com mais qualidade de vida, siga essas dicas. 


 


 

Compartilhe: Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google +
Voltar
guia rapido
Acesso rápido
guia rapido
Acesso rápido